A decisão da LG, Motorola e Hawei de não terem novos smartwatches, deve-se ao facto de terem obtido apenas 32 % nas vendas de smartwatches no segundo trimestre desse ano, algo diferente que aconteceu nas vendas de smartphones. Segundo as empresas, com as festas de final de ano a aproximarem-se, seria uma boa opção colocar novos aparelhos no mercado, mas optaram em continuar com o que já possuem em seus portfólios.
O analista da IDC Ramon LIamas, em entrevista para a CNET disse que- os smartwaches ainda precisam causar uma impressão significativa nos usuários como um produto essencial. A LG pretende continuar com o seu Watch Urbane Second Edition LTE, que é o seu smartwatch principal até o final de 2016, já a Motorola também vai continuar com a sua segunda geração do Moto 360 que foi lançada em Outubro de 2015.
O Android prepara a uma nova versão do seu SO para Smartwatches, o Android Wear 2.0, que será uma actualização que vai atingir à maioria de smartwatches e trazer mudanças importantes para experiência com relógios inteligentes.
A Apple acabou de anunciar o seu mais recente aparelho na linha de relógios inteligentes, o Apple Watch Series 2 e uma versão turbinada do Series 1. A Samsung, enquanto isso, vai lançar o Gear S3, que roda o sistema Tizen. Até o final do ano, podemos dizer que a LG, Motorola e Hawei não optaram em correr o risco de lançar porque a Apple e a Samsung possuem uma grande vantagem no mercado de relógios inteligentes e não só.