Actuamente quando se fala de conectividade, o futuro é o 5G, que promete maior velocidade na transferência de dados, levando a que as operadoras do país já ofereçam este tipo de serviço, quando o lançamento estava previsto para 2020.
E parece que o continente africano não quer ficar para trás, a Safaricom lançou testes 5G para seus clientes, os testes começarão com clientes individuais e empresariais em Nairobi, Kisumu, Kisii e Kakamega. Como parte do teste, a empresa planeja expandir o número de sites 5G para mais de 150 em nove cidades nos próximos 12 meses. O objetivo principal durante o período de teste será estabelecer se os clientes podem desfrutar de velocidades de até 700 megabits por segundo, com planos de oferecer velocidades de 1.000 Mbps nos próximos meses.
A tecnologia 5G pode atuar facilmente como uma alternativa aos serviços Home Fiber e Fiber for Business, visando clientes em locais onde a Safaricom ainda não implantou sua rede de fibra. Os clientes de Internet corporativa e doméstica no serviço receberão um roteador 5G. Além disso, o serviço 5G estará disponível em telefones celulares começando com o Huawei Mate 30 Pro e P40 hoje, e a partir do final de abril de 2021 no Nokia 8.3, Samsung Galaxy S21 series, Samsung Galaxy Z Fold2 e Samsung Galaxy S20 Ultra 5G.
A tecnologia 5G pode suportar até 1 milhão de dispositivos conectados por quilômetro quadrado em comparação com 4G, que só pode suportar até 100.000 dispositivos conectados em uma área semelhante. Isso torna o 5G adequado para fornecer velocidades de internet super-rápidas em áreas de alta densidade e para conectar milhares de dispositivos conectados, como em uma manufatura e gerenciamento de cadeia de suprimentos para empresas.
A Nokia e a Huawei foram escolhidas como os dois parceiros de tecnologia para implementar a implantação da rede 5G da Safaricom. Para clientes de internet móvel, o serviço estará disponível em smartphones 5G selecionados da Samsung, Huawei e Nokia, todos disponíveis nas Lojas Safaricom. A empresa também revelou planos para posteriormente aumentar as velocidades de Internet 5G além de 1000 Mbps em fases posteriores do teste.