Kaspersky. Funcionalidade Channels do Instagram pode tornar-se um risco para utilizadores

937

A rede social Instagram está prestes a lançar nova funcionalidade que permite a criação de canais de comunicação privilegiados, entre criadores de conteúdo e comunidades, e a Kaspersky acredita que esta pode representar um risco para os utilizadores.

Denominada Channels, a nova funcionalidade que vai chegar à plataforma nos próximos meses, vai permitir os criadores de conteúdo poder criar canais de comunicação com as suas comunidades, onde poderão ser partilhadas mensagens de texto, sondagens e outros conteúdos interativos.

Esta é uma ferramenta que já consta do rol de funcionalidades de outras plataformas, como o Telegram, e a Kaspersky considera que a mesma pode representar alguns riscos para os utilizadores. Em jeito de recomendação, a gigante tecnológica aconselha a que se verifiquem as fontes das mensagens recebidas, especialmente quando estas contêm links ou ficheiros descarregáveis.

OS CIBERCRIMINOSOS ESTÃO A TORNAR-SE MAIS INTELIGENTES E INVENTIVOS, DISFARÇANDO FICHEIROS OU WEBSITES MALICIOSOS COMO COISAS BASTANTE COMUNS, TAIS COMO WEBSITES PARA RECOLHA DE ESTATÍSTICAS DE CANAIS, OU UMA APRESENTAÇÃO COM UMA PROPOSTA DE COOPERAÇÃO“, SUBLINHA A EMPRESA, EM COMUNICADO.

MAIS: Consultório MenosFios. Como fazer o download de vídeos ou fotos do Instagram

Quando um criador de conteúdo partilha uma mensagem do género, o primeiro reflexo poderá ser clicar, uma vez que existe uma relação de confiança estabelecida à priori, mas a verdade é que também estes estão sujeitos a ataques e a ver as suas contas tomadas por hackers que podem aproveitar-se de funcionalidades como o Channels para lançar um ataque de larga escala.

Noutros casos, como as contas de memes, por exemplo, onde os autores não têm cara nem intenções claras, o mesmo pode acontecer. Note que através de ficheiros corrompidos descarregados ou sites de phishing, os cibercriminosos podem facilmente obter acesso aos seus dados pessoais, incluindo informações bancárias ou credenciais de acesso às suas contas.

Para impedir males maiores, a Kaspersky recomenda que ative a autenticação de dois fatores e garanta a proteção da sua conta com uma password forte; e que instale um software de cibersegurança que conte com funcionalidades de alerta para quando estiver prestes a aceder a sites maliciosos ou a descarregar ficheiros suspeitos.

Outro cuidado que pode ter passa por verificar a configuração de privacidade da sua conta. Escondê-la dos resultados de pesquisa do Instagram pode ajudá-lo a manter os seus dados mais protegidos. Esta opção pode ser ativada manualmente, nas configurações da rede social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui