Menos Fios

Jovens criam plataforma para promover turismo no país

Com o objetivo de impulsionar o turismo no país, quatro estudantes angolanos apresentaram uma plataforma web denominada Sistema Integrado de Investimento ao Turismo (SIITUR), que prevê transformar-se em aplicativo e que visa impulsionar o turismo no país, oferecendo oportunidades de investimento em diversas áreas, desde infraestruturas até experiências culturais e gastronómicas.

A inovação tecnológica foi apresentada na última edição da Bolsa Internacional do Turismo (BITUR) e é apadrinhada pela direção provincial do Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) na Huíla, que cria sinergias para a divulgação do projeto, através de apresentações em eventos.

A iniciativa começou a ser desenvolvida em outubro de 2023, e os testes do site foram feitos em março deste ano, sendo que ainda vai sofrer alterações, para ser apresentado no Angola Startup Summit by Unitel em Luanda, a decorrer de 16 a 18 do mês em curso.

Em declarações à ANGOP, no Lubango, o coordenador do grupo de jovens encarregues do projeto, Bilvânvio Fonseca, afirmou que pensaram na SIITUR para facilitar os nacionais e estrangeiros a investirem nos vários ativos existentes a nível do turismo.

Dividido em duas partes principais, segundo a fonte, o SIITUR proporciona uma área de investimento para aqueles que desejam contribuir para o desenvolvimento do setor turístico, além de uma secção de exposição onde os produtos e serviços turísticos oferecidos pelo país são destacados.

MAIS: Angola ganha plataforma digital para promover turismo no país

Referiu que na plataforma é possível encontrar oportunidades de investimento em projetos de infraestruturas turísticas, como restaurantes, cafés, bares e estabelecimentos gastronómicos, que promovam a culinária local e ofereçam experiências autênticas aos turistas.

“Tem ainda investimentos em eventos culturais, festivais, exposições de arte, escultura, teatro e outras manifestações culturais, bem como em serviços de transporte turístico, incluindo táxis, transporte público, aluguer de carros e serviços de transferência, para mobilidade eficiente dos turistas”, explicou.

Frisou que o SIITUR promove o desenvolvimento sustentável do turismo, e promove a diversidade de experiências, facilidade de acesso, onde no mesmo facilita os viajantes explorarem os destinos turísticos, fazerem reservas e encontrarem informações úteis.

Com o SIITUR, o país estará posicionado como um destino turístico de destaque, oferecendo uma variedade de experiências memoráveis e oportunidades de investimento emocionantes para aqueles que desejam contribuir para o crescimento e desenvolvimento do setor”, manifestou.

Disse estarem a trabalhar com empresas para que a partir do telemóvel para que a pessoa possa acompanhar o seu investimento, o estágio e o retorno diário no momento da execução dos trabalhos, pois a ideia é o investidor não ter “muita” burocracia para acompanhar o processo de qualquer parte do mundo.

Exit mobile version