Um grupo de jovens inovadores angolanos criaram uma plataforma web de geolocalização, que tem como objectivo oferecer a localização dos pontos turísticos de interesse da província da Huíla, como informações detalhadas sobre as atracções, cultura, economia e infra-estruturas locais.
Denominada “Maptur”, a inovação tecnológica já está em 48% de execução, sendo que a criação da plataforma iniciou em Agosto último, por uma equipa de seis jovens.
Na apresentação da plataforma, o gestor do projecto Bilvãnio Fonseca frisa que a inovação trará um sistema de localização turística dos 14 municípios da Huíla.
MAIS: Angola ganha plataforma digital para promover turismo no país
Pelo que revela os idealizadores do projecto, o “Maptur” vem com ideia de conseguir ver o estado dos pontos turísticos, bem como o acesso a esses lugares, sem estar no local, um instrumento que integra uma experiência imersiva, incluindo desde a gastronomia local até detalhes sobre a sociedade.
“A plataforma consegue nos infromar quais são as estruturas importantes que temos no caminho do Aeroporto até ao Cristo Rei, assim como até a Tundavala, entre outros pontos, sem necessariamente estarmos na província”, disse.
Os Founders sublinha também que a “Maptur”vai evoluir para um aplicativo e trazer a realidade dos municípios da província, no que a geolocalização turística diz respeito, um projecto que conta com o apoio do Governo da Huíla, da Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambeinte (ADRA) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
O responsável reitera que está actualmente em curso um “Caderno Turístico” detsinado a turistas que precisam de um recurso offline, que vai oferecer menus com os melhores pratos locais e informações sobre onde encontrá-los, proporcionando uma experi~encia turística única aos mesmos.