Menos Fios

[Jogos] Terão os prémios Spike VGX perdido credibilidade ?

No passado fim de semana decorreu a atribuição dos prémios Spike VGX 2013 . Para quem não sabe os prémios Spike VGX é uma gala anual do canal de televisão Spike Tv onde são atribuídos prémios para os melhores jogos do ano. Esta gala é muitas vezes considerada os Óscar dos videojogos, não tanto porque serem dados pela entidade máxima dos vídeo jogos mas porque  toda a espectaculosidade desta gala a torna o mais próximo que o mundo dos vídeo jogos tem da gala da atribuição dos Óscar.


O ano passado o Spike Tv teve a sua reputação questionada ao ser praticamente a única entidade de respeito no mundo dos videojogos a considerar que The Walking Dead: The Game foi o melhor jogo de 2012 e este ano a sua atribuição de prémios voltou a ser polémica. Nesta ultima semana têm-se multiplicado as criticas negativas a atribuição dos prémios deste ano por parte de jogadores em múltiplos sites e fóruns. As críticas têm-se dirigido principalmente contra os prémios de Melhor Jogo de Acção e Aventura, Melhor Jogo para PC, Melhor Jogo para Xbox, Melhor Jogo para PlayStation e Melhor DLC.

 

No que toca a Melhor Jogo de Acção e Aventura, Melhor Jogo para Xbox e Melhor Jogo para PlayStation as reclamações têm tido todas a mesma fonte: o facto de o GTA V ter ganho o melhor jogo do ano mas não ter vencido nenhuma dessas categorias. Para os críticos se GTA V é o melhor jogo do ano não pode ser considerado pior que outro jogo do seu género, ou seja teria que ganhar a categoria de Melhor Jogo de Acção e Aventura. Visto que foi o Assassin Creed 4 : Black Flag a ser considerado o melhor jogo de acção e aventura do ano e o GTA V é um jogo de acção e aventura a logica dita que o AC 4 é melhor que o GTA V . A mesma ideia, segundo as criticas, aplica-se aos prémios de Melhor Jogo para PlayStation e melhor Jogo para Xbox. Embora não fosse obrigatório que o jogo fosse considerado o melhor jogo de ambas as consolas, visto que e as versões do GTA V para PlayStation e para Xbox não são totalmente iguais,  muitos jogadores escreveram que como melhor jogo do ano GTA V tinha que ser considerado o melhor do ano em pelo uma das consolas. Alguns críticos vão ainda mais longe e dizem que estes prémios levam a acreditar que o importante num jogo não são os gráficos, a historia ou a jogababilidade mas sim a musica visto que o único prémio outro prémio que o  jogo ganhou foi o de Melhor Banda Sonora, sendo considerado inferior em todos as outras categorias nas as quais foi correctamente nomeado.

As críticas sobre o prémio de Melhor Jogo para PC começaram já quando foram anunciados os nomeados para o prémio: Battlefield 4, Gone Home, Papers , Please e The Stanley Parable . Muitos consideram estranho o facto de Tom Raider e BioShock Infinite estarem nomeados para Melhor Jogo do Ano mas não estarem nomeados para Melhor Jogo para PC. No entanto as criticas aumentaram quando BioShock Infinite ganhou o prémio de melhor shooter, isto porque Battlefield 4 também era candidato a essa categoria e visto que a versão para PC de BioShock Infinite é de longe superior as versões de consola , ele teria que estar presente nos candidatos para Melhor Jogo para PC. Como seria de esperar os críticos quase tiveram um ataque cardíaco quando Gone Home ganhou o prémio. Apesar de Gone Home ser um jogo criativo e inspirado, para os críticos considerar este jogo melhor do que Battlefield 4 (sem falar dos jogos que deviam estar na categoria e não estão) deveria ser considerado um crime.

 

 

A Spike Tv claramente não escutou as piadas que foram feitas pelo facto de Far Cry 3: Blood Dragon estar nomeado como Melhor DLC ( conteúdo disponível para download ), visto que foi  para além de o nomear para esta categoria e deu-lhe o prémio. As piadas não tiveram origem na qualidade do jogo mas sim pelo facto de Far Cry 3: Blood Dragon não ser um DLC mas sim um jogo independente de Far Cry 3. Embora antes de ter sido lançado existia um forte rumor que Far Cry 3: Blood Dragon era um novo DLC de Far Cry 3, mesmo antes do seu lançamento ficou esclarecido que não era preciso ter o Far Cry 3 para se jogar o jogo. Ora se não é preciso ter o Far Cry 3 para jogar o Far Cry: Blood Dragon este não pode ser considerado como conteúdo do jogo. Para os críticos darem este prémio ao Far Cry 3: Blood Dragon é o mesmo que darem o prémio de melhor jogo de luta ao Fifa 14 , pode até ter partes que são parecidas a um jogo de luta mas não quer dizer que o seja. Segundo estes críticos esta atribuição de prémio demonstra o quanto as pessoas responsáveis  por estes prémios percebem e videojogos .

Embora a atribuição de vários outros prémios porem em causa a reputação dos prémios Spike VGX  , a atribuição do prémio para melhor DLC só por si  abala a reputação dos prémios que sem dúvida perderam boa parte do seu prestígio, mas que no entanto ainda gozam de bom nome o suficiente para conseguir recuperar o que perdeu este ano na sua edição de 2014.

Para quem perdeu os prémios Spike VGX 2013 e ainda não sabe quem foram os vencedores, os resultados foram :

 

 


E tu o que é que achas ? Terão estes prémios sido bem atribuídos ou partilhas da opinião dos criticos ?

 

Exit mobile version