Menos Fios

Estado angolano garante continuar a investir na tecnologia e inovação

Angola vai continuar a investir na ciência, tecnologia e inovação para enfrentar os desafios da diversificação e crescimento económico, segundo o Presidente da República, João Lourenço.

O estadista que falava no debate geral da Cimeira do Grupo dos 77+China, informou também que o seu executivo estabeleceu, igualmente, como prioritário, o aumento da produtividade, da competitividade global e das transições digital e energética, no âmbito de políticas e programas voltados para a melhoria da qualidade de vida dos angolanos.

Sendo assim, frisa o Chefe de Estado, o sector da ciência, tecnologias de informação e comunicação encontra-se num processo de crescimento e expansão.

MAIS: [FILDA 2023] João Lourenço. Angola deve acompanhar as tendências da economia digital

Como exemplo, ressaltou a construção e colocação, pela Federação da Rússia, em órbita o satélite de comunicações Angosat-2.

Estamos a expandir a rede nacional de banda larga e de televisão digital terrestre e integramos o consórcio de cabo submarino de fibra óptica internacional 2-África”, acrescentou.

Nestas iniciativas de grande alcance estratégico, prosseguiu, o Executivo angolano promoveu o acesso e a participação de jovens, principalmente de raparigas, na educação, formação, ciência e tecnologia.

Adiantou que está tendência está relacionada não só pela relevância do seu contributo na comunidade científica nacional, mas também pelo compromisso da igualdade e do empoderamento do género.

Exit mobile version