Está perante um esquema fraudulento de compras em linha quando, inadvertidamente, adquire um produto online num site falso ou a partir de um anúncio falso colocado num site genuíno. O produto pode não existir, ser contrafeito ou de qualidade inferior.
Como lidar com fraudes Online: passos a seguir
- Tente contactar o fornecedor. Pode haver uma razão legítima para o problema.
- Contacte imediatamente a sua instituição financeira se: a segurança da sua conta bancária tiver ficado comprometida; tiver detetado movimentos invulgares na sua conta de cartão de crédito; não tiver recebido uma resposta do retalhista ou não estiver satisfeito com a resposta recebida. Poderá, assim, evitar novos roubos.
- Altere as suas passwords. O burlador pode ter a sua password, pelo que deverá alterá-la, definindo uma password forte com, pelo menos, 15 caracteres, incluindo letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos.
- Uma frase de código poderá ser mais fácil de memorizar. Pode incluir nesta frase palavras invulgares ou palavras de diferentes línguas. Deve também alterar os dados de início de sessão de outras contas em que utilize um nome de utilizador e/ ou uma senha idênticos, ou semelhantes. Atribua uma password única a cada conta.
- Atualize o seu antivírus para combater novos vírus e proteger o seu dispositivo.
- Denuncie a fraude. As informações prestadas podem ajudar a capturar o autor da fraude e a evitar novos incidentes. Para saber onde obter aconselhamento e denunciar o crime no seu país, consulte https://cybersecuritymonth. eu/cyber-first-ai ou pelas autoridades criminais do seu país.
- Certifique-se de que conserva todos os elementos de prova do roubo, por exemplo, mensagens de correio eletrónico, faturas, recibos, cópia do anúncio.
- Partilhe a experiência com a sua família e os seus amigos para os ajudar a protegerem-se.