Arrancou hoje(12) a 15.ª edição da Feira de Inovação Tecnológica do Instituto de Telecomunicações (FITITEL), sobre o lema “Fintechs como Impulsionadoras da Economia Digital e Independência Financeira”, soube a redacção da MenosFios em nota.
Nesra edição de 2024, o evento vai trazer projectos tecnológicos desenvolvidos pelos estudantes do ITEL como resultado das experiências e competências adquiridas ao longo da trajectória académica.
O evento, que decorre de 12 a 14 do mês em curso, em Luanda, vai contar ainda com 10 startups e dez empresas já conceituadas no mercado que vão apresentar serviços ligados às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A feira vai proporcionar aos visitantes, palestras, workshop, mesa redonda e mini-cursos relacionados às tecnologias.
Segundo o director do Instituto de Telecomunicações (ITElL), Cláudio Gonçalves, a escolha do tema a organização antevê promover uma maior aproximação entre as instituições dos sectores liderados pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social(MINTTICS) e Ministério das Finanças, (MINFIN).
“Além da tradicional exibição de projectos tecnológicos desenvolvidos pelos estudantes do ITEL, estamos entusiasmados em proporcionar um espaço valioso para que instituições dos sectores das TIC e Financeiro, empresas nacionais e startups do nosso ecossistema empreendedor apresentem as suas inovações“, salientou.
A edição passada do evento contou com mais de quatro mil visitantes, que durante três dias acorreram aos stands de exposição dos 40 projectos de ex-alunos do ITEL dos cursos de informática, electrónica e telecomunicações, informática e sistemas de multimédia.
Realizada sobre o tema “Inovação tecnológica ao serviço da segurança rodoviária”, a feira apresentou vários projectos que ofereceram perspectivas promissoras e inovadoras, não apenas para melhorar a segurança nas estradas, mas também com vista a dar respostas a outras necessidades no mercado nacional.