Segundo Adérito Manico (Chefe de departamento de fiscalização técnica e qualidade de serviço de electricidade), o respectivo projecto espera-se mais monitorização e fiscalização das actividades do sector eléctrico, com foco para uma maior qualidade dos serviços prestados pelas empresas do sector.
O referido projecto servirá também para medir o desempenho de cada organização e comparar os resultados obtidos com os planeados, visando a maximização na melhoria dos serviços nas áreas de finanças, número de atendimento, tempo de resposta as reclamações, eficiência, entre outras. De acordo com Adérito Manico, o programa vai contar com um sistema automatizado que permitirá ainda aos colaboradores captar, informar e compartilhar as informações de forma ágil e transparente.
O IRSEA tem por missão a regulação da actividade de produção, transporte, distribuição, comercialização e utilização de energia eléctrica no Sistema Eléctrico Público, bem como a actividade de captação, tratamento, transporte e distribuição de água e da colecta, tratamento e descarga das águas residuais.