A Apple encontra-se agora proibida de vender os novos iPhone 16 na Indonésia, tendo em conta uma recente medida das autoridades locais. O governo da Indonésia proibiu a venda e até mesmo o uso de qualquer dispositivo da linha do iPhone 16 da Apple, tendo ainda iniciado uma nova disputa legal com a empresa.
A medida terá sido aplicada pelo governo considerar que a Apple não cumpriu vários dos seus compromissos para com as autoridades locais. A nova proibição aplica-se não apenas a novas unidades no mercado, mas até mesmo a quem já tenha comprado o dispositivo.
Ou seja, quem tenha comprado o iPhone 16, deixa de o poder usar livremente na Indonésia, e enfrenta mesmo multas caso seja apanhado com este em uso.
A medida aplica-se ainda a pessoas estrangeiras na região, incluindo turistas, que não podem usar os dispositivos da Apple caso pretenda manter-se na região.
Um dos motivos para tal decisão encontra-se nas falhas na promessa da Apple em investir mais na produção dentro do pais, onde a empresa tinha inicialmente apontado que pretendia investir 109 milhões de dólares, mas apenas realizou o investimento até agora de 95 milhões.
A lei da Indonésia aponta que, para todas as empresas estrangeiras que pretendam funcionar no pais, devem usar cerca de 40% dos recursos locais, para também levar a um investimento na região. No caso da Apple, a empresa tinha-se comprometido a criar um centro de pesquisa e desenvolvimento, algo que ainda não se encontra realizado.