Pois é, a Apple está a pensar em permitir que aplicativos como Chrome ou Gmail sejam definidos como padrões no iOS 14. É uma mudança relativamente pequena, mas que teria um grande impacto nos desenvolvedores de aplicativos que competem com os aplicativos internos da Apple. Windows, Android e macOS, todos permitem que aplicativos de terceiros sejam definidos como padrão, mas o iOS permanece fora de controle por mais de uma década.
Porque a mudança no iOS 14?
O iOS 14 é o momento ideal para relaxar as restrições padrão de aplicativos, assim como os reguladores da Europa e dos EUA estão de olho na plataforma e a influência geral da Apple. A UE está preparar-se para iniciar uma investigação para impedir o monopólio da Apple depois que o Spotify registou uma queixa sobre a Apple, alegando que a mesma estava a fovorecer o seu serviço de música com restrições aos rivais. O Spotify também reclamou dos requisitos da Apple de que os usuários do iPhone comprassem aplicativos por meio de sua App Store oficial, que cobra aos desenvolvedores uma comissão de 30%.
A defesa da Apple da queixa do Spotify destacou exactamente o quão difícil é competir com o fabricante do iPhone em uma plataforma em que a Apple define as regras e pode alterá-las por um capricho. Os desenvolvedores que desejam evitar as taxas da Apple para compras no aplicativo estão proibidos de informar aos clientes onde e como podem pagar fora da App Store.