O WhatsApp vai deixar de oferecer suporte a smartphones da Apple com sistemas operacionais inferiores ao iOS 12 a partir de 24 de outubro. A aplicação de mensagens instantâneas da Meta vai abandonar recursos de segurança e novas actualizações para smartphones como o iPhone 5 e 5c, lançados de 2012 a 2013.
Ainda não está claro se a mudança vai afectar também outras apps do sistema como o Instagram, Twitter ou Facebook, por exemplo. No sistema da Google, nada muda e a versão continua a ser a mínima, ou seja, o Android 4.1 lançado há dez anos. O serviço ainda permite a realização de um backup do histórico de conversas por mais algum tempo.
MAIS: WhatsApp com novidades focadas na gestão de mensagens aos usuários iOS
Os utilizadores que se encaixam na medida e que perderão acesso às actualizações do WhatsApp vão ser notificados durante os próximos dias. A ideia é que, terminando o suporte em sistemas mais antigos, o WhatsApp ganhe espaço para implementar novas funções na app.
O WhatsApp já tinha informado no seu site na área de “Central de Ajuda” que o iOS 12 ou mais recente seria necessário para que os utilizadores do iPhone continuassem a usar o serviço.