Investigador angolano “Pascoal Chiambo” apresenta tecnologia inovadora na Expo-Qatar

1621

O Investigador angolano Pascoal Chiambo é um dos principais destaques da comitiva angolana na Expo-Qatar com apresentação de uma tecnologia inovadora no sector da agricultura sustentável.

Na feira mundial que decorre de 2 de outubro de 2023 até 28 de março de 2024, o especialista apresentou a tecnologia Biochar, que melhora a fertilidade do solo, aumentado a eficiência hídrica e reduzindo o uso excessivo de fertilizantes químicos na agricultura em várias províncias do país, com destaque para as províncias do Huambo, Bié e Cuanza-Sul.

De acordo com o investigador e docente universitário, a tecnologia Biochar para fabricação do produto com o mesmo nome, também conhecido por biocarvão, tem como matéria-prima a biomassa que permite o reaproveitamento dos resíduos agrícolas, animais e industriais, para corrigir e melhorar a fertilidade do solo.

MAIS: Especialista angolano “José Quintino” distinguido pela Microsoft

O produto Biochar é produzido com sabugo de milho(carolo de milho) e a palha do feijão, explica o investigador, preocupado com a ausência da prática agronómica sustentável, para o bem da natureza e dos agricultores.

Vamos também usar a serradura. Também pode se usar ramos de árvores fragmentados e depois colocar este material nas câmaras. O processo de queima será em pirólise, que começa de cima para baixo”, elucidou Pascoal Chiambo, sublinhando que o objetivo é aproveitar o teor de carbono que depois vai ser incorporado no solo.

Com a implementação da Biochar, reforçou o investigador, melhora-se a estrutura do solo, as propriedades físicas, químicas e biológicas e permite que se faça uma produção agrícola sustentável, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio.

A Biochar não é fertilizante químico. É apenas um ativador do solo, um componente hidrofílico, que disponibiliza água às plantas, sobretudo em momentos de escassez, clarifica o investigador.

Pascoal Chiambo orgulha-se pela implementação do projeto no Instituto de Investigação Agronómica do país, com um campo de experiência, localizado na província do Huambo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui