Menos Fios

Inventores angolanos expuseram na feira de Nuremberga

inventores-angolanos-6-620x414

A cidade de Nuremberga, na Alemanha, albergou a Feira Internacional de Ideias que teve o seu início no dia 29 de Outubro e terminou ontem, dia 1 de Novembro. Angola foi representada por 10 inventores.
Os nossos representantes apresentaram 19 projectos. O Sistema integrado de emergências médicas, o aplicativo Anti Mata-Aula, ISUTIC do Futuro, Sistema Integrado de Regulação de Trânsito de Angola (SIRETA), o veículo Nahary e o projecto sobre estudo de Venenos e Envenenamentos de Serpentes de Angola, constam na listas das invenções angolanas.

Adário Muatelembe, de 23 anos, estudante do 4.º ano de Ciências da Computação, na Universidade Agostinho Neto, desenvolveu a aplicação Palanquinha, um jogo de corrida infinita em 2D, cujo personagem principal é a Palanca Negra, que tem como principal propósito a divulgação das paisagens naturais de Angola.

“O apoio que recebemos nas instituições, por parte dos colegas e professores, é somente apoio moral. Quando precisas de valores para comprar uma ferramenta de trabalho, tens de tirar do teu bolso”, explica.

Na Alemanha, o Instituto Superior de Tecnologia de Informação e Comunicação, vai apresentar dois projectos inventados pelos estudantes. O ISUTIC do Futuro e o aplicativo contra o Mata-Aula.
Este último, venceu a categoria de Ensino Superior na sexta edição da Feira do Inventor e Criador Angolano, que decorreu em Setembro, no Centro de Convenções de Talatona. Segundo o coordenador de projecto do ISUTIC, Valeriano Marcelino, o aplicativo criado naquela instituição é um livro de ponto electrónico que vai ajudar a combater o fenómeno “mata-aula” (falta de comparência).

Armelim Cardoso de 52 anos, é o inventor do primeiro carro angolano. Nahary é a marca do veículo construído durante oito meses, e que foi premiado na categoria especial da última feira do inventor e criador, realizada em Luanda.Devido à falta de valores monetários, o Nahary é mono-lugar.

“Pelo seu design e por ser um carro com um sistema um pouco diferente dos carros convencionais, sonhar não é proibido, eu sonho trazer uma medalha. Tal como no desporto, ao nível da ciência e tecnologia, ao nível da inovação, quando se vem com medalhas, é também um prestígio para o país”, diz Armelim Cardoso, salientando que é um carro de fácil condução e manutenção.

 

Mais detalhes sobre os projectos podem ser encontrados aqui.

Exit mobile version