Há praticamente dois anos, o inventor angolano Ricardo António Figueiredo apresentou um aparelho que captura mosquitos de um modo fácil, e os mantém vivos para depois serem transferidos em laboratórios para uma investigação entomológica.
Pelos vistos o reconhecimento deste seu projecto começa a acontecer, Ricardo Augusto Figueiredo representará Angola numa feira dedicada a criadores de tecnologias, a decorrer de 4 a 6 de Julho próximo, em Silicon Valley, na Califórnia, nos Estados Unidos da América (EUA).
Na exposição em Silicon Valley, Angola será o único país da África Austral representado.
No referido evento, o angolano vai apresentar um aparelho colector de mosquitos causadores da febre-amarela e malária.Trata-se de um aparelho que já venceu uma medalha de ouro numa feira internacional da Alemanha.
O inventor Angolano apresentará mais algum projecto?
O Ricardo Figueiredo vai apresentar também um carregador de telemóveis denominado Chirengo (nome de uma comuna da província do Huambo, onde o aparelho foi desenvolvido). Sobre o sistema deste dispositivo (carregador), o inventor escusou-se a fornecer mais detalhes, reservando fazê-lo após a apresentação no certame.
O inventor Ricardo Figueiredo já participou em várias feiras em Nuremberga, Alemanha, onde ganhou medalhas de ouro e bronze, fruto de vários equipamentos por si desenvolvidos.