Hoje em dia já não é novidade para ninguém o desenvolvimento da Internet que é constatada actualmente em Angola, comparando com alguns anos anteriores que em Angola isso era um caos. Mas acredito eu que essa melhoria deve-se a entrada de várias operadoras e provedores de Internet que já operam em Angola.
Recentemente em Luanda, O presidente do Conselho Executivo da Angola Cables, António Nunes, , salientou que a Internet é um polo de desenvolvimento económico do país, associando um maior uso deste serviço a um aumento do PIB (Produto Interno Bruto), em uma das suas abordagens sobre “Problemas e Progresso da Internet em Angola”.
Segundo António Nunes, “Está provado que quanto maior o uso destes serviços maior será o PIB” – destacando que a economia digital está a suportar muitos países, tendo em conta a possibilidade de se estabelecer relações comerciais para dar uma sustentabilidade em qualquer país, fundamentalmente a nações emergentes como Angola.
Constata-se que um dos maiores objectivos da Angola Cables é colocar Angola entre os melhores da região, tanto na zona da SADC como na zona sul-americana, com ligações de cabos submarinos que vão suportar as telecomunicações entre os dois continentes. Estas mesmas infraestruturas terão duas bases de dados de sustentabilidade, fazendo com que a região sul do atlântico seja suportada pelas infraestruturas desenvolvidas pela empresa angolana, o que coloca o país numa posição vantajosa no desenvolvimento das telecomunicações regionais.
Será que Brevemente as telecomunicações em Angola poderão ser considerados como fonte de rendimento para o Pais?