Parece-me que foi ontem que podíamos ouvir as pessoas a festejar por causa da conexão veloz de 128 kb/s e eu num cybercafé, com uma internet mais lenta do que aquela tartaruga tão falada nos contos infantis.
Actualmente temos 4G, fizemos o teste por aqui e pudemos confirmar velocidades superiores aos 38 Mb/s. Pois é, esquecemos dos kb/s e conseguimos evoluir para os Mb/s.
Se puderam notar nas propagandas das operadoras, fomos dois primeiros em África a adoptar tecnologias que permitissem tal velocidade. Ficamos felizes, celebramos, orgulhamo-nos em dizer que estamos “na crista da onda” da tecnologia… mas, e os Japoneses, o que dirão?
Analisemos o caso da operadora de telefonia móvel Japonesa, a NTT DOCOMO ( que agora terá uma representação no Brasil), que está a testar a tecnologia para rede de dados 5G. Em dezembro de 2012, na localidade de Ishigaki foi divulgado um resultado, e mostra que a transmissão de dados atingiu uma velocidade de (absurdos) 10 Gbps.
Para os que estão ansiosos para que essa tecn0logia se difunda, vão ter de ser pacientes. Dos testes para a comercialização, mais alguns (muitos) meses serão precisos.
[Via]: TechMestre