Inteligência Artificial potencializa gestão nas empresas Angolanas, defende especialista

661

A Inteligência Artificial pode melhorar a gestão sustentável de projectos nas empresas angolanas, optimizando o uso de recursos, prever riscos ambientais e facilitar decisões baseadas em dados.

Essa ideia foi defendida pelo especialista credenciado pelo PMI, Ivan Alves Moreira, à margem da VIII Conferência Anual do PMI Angola, onde reiterou que a Inteligência Artificail (IA) está a revolucionar a gestão sustentável de projectos ao criar oportunidades para o aumento da eficiência e precisão dos dados.

O também especialista em gestão de programas de cibersegurança e infra-estruturas de sistemas de informação referiu que a AI pode melhorar a gestão sustentável ao optimizar o uso de recursos, prever riscos ambientais e facilitar decisões baseadas em dados.

Tecnologias como essas podem automatizar processos, fornecer insights através da análise de big data, melhorar a comunicação entre equipas e facilitar a monitorização em tempo real dos projectos. Isso resulta em maior eficiência operacional, melhor tomada de decisão e redução de custos, fazendo com que as empresas apresentem melhores resultados”, disse.

MAIS: CyberSecur Summit 2023. Inteligência Artificial e Cibersegurança emdestaque no evento

Em entrevista a revista Economia & Mercado, Ivan Moreira frisou que a integração da IA nos PMO’s – Project Management Office – está a revolucionar a gestão de projectos, oferecendo novas possibilidades para aumentar a eficiência e a precisão dos resultados esperados.

Por outro lado, realçou que quando gerido inadequadamente, a IA pode gerar um impacto negativo no meio ambiente. “Se não for gerida adequadamente ela pode aumentar o consumo energético e gerar um impacto ambiental significativo devido à sua pegada de carbono”, disse.

Reforçando, Ivan Moreira disse que devido ao elevado consumo energético, a necessidade de infra-estruturas exigentes, extração de recursos naturais, geração de resíduos eletrónicos e consumo de água, neste último caso estima-se inclusive que o aumento de consumo de água pode chegar até seis vezes por conta do uso deste líquido para refrigerar os data centers.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui