Sabe-se que umas das maiores causas de morte de recém nascidos nas maternidades tem a ver com a asfixia de nascimento, ou seja falta de oxigénio, que é uma das 3 principais causas de mortalidade infantil no mundo, causando a morte de cerca de 1,2 milhões de bebés e deficiências severas ao longo da vida (como paralisia cerebral, surdez e paralisia muscular).
Para tentar colmatar este problema, foi lançado na Nigéria um aplicativo Denominado Ubenwa que usa a Inteligência Artificial para fazer diagnósticos.
Como funciona?
Ubenwa é um aplicativo móvel de diagnóstico baseado em choques para recém-nascidos. O aplicativo determina bebés que têm ou estão em risco de asfixia, analisando a gravação de seus gritos usando a aprendizagem por máquina.
O aplicativo funciona captando o choro de um bebé, analisa os padrões de amplitude e frequência no choro e, em seguida, fornece um diagnóstico instantâneo de asfixia de nascimento.
A equipe de Ubenwa desenvolveu pela primeira vez um produto mínimo viável com uma precisão média de 92%, sensibilidade de 100% e especificidade de 88%. Entre 2012 e 2014 iniciaram-se as pesquisas iniciais e testes-piloto. Começou a validação técnica para conectar recém-nascidos chorando e Asfixia perinatal.
Durante esse período, a equipe de Ubenwa usou dados de amostra e itera em vários algoritmos para prever asfixia, o que mais tarde resultou no algoritmo usado para o aplicativo baseado em aprendizagem em máquina. O algoritmo é usado para aproveitar as capacidades de processamento de smartphones para fornecer uma avaliação quase instantânea se um recém nascido tem ou está em risco de asfixia.