As instituições do ensino superior e do segundo ciclo angolanas devem contar com a inclusão do ensino da governança na Internet e cibersegurança no seu ciclo formativo, com vista a formar quadros munidos de conhecimentos e competências para trabalharem no novo ambiente laboral dominado pelo uso das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
Essa opinião foi defendida pelo diretor-geral do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade da Informação (INFOSI), André Pedro, falando no primeiro fórum de governança na Internet.
“A Internet é um dos recursos tecnológicos de uso diário e importa que continuemos a envidar esforços no sentido de regularmos a nossa presença nela, bem como a questão da cibersegurança que é de extrema importância. Queremos, com estes fóruns, fazer com que a juventude explore esta ferramenta e constitua empresas com capacidade de prestarem serviços localmente neste segmento científico, com a criação de programas e aplicativos para soluções de problemas locais e do país”, disse.
MAIS: Uíge: governador reafirma aposta na digitalização dos serviços
O governador do Uíge, José Carvalho da Rocha, destacou a realização do encontro na província, por permitir trocar experiências e vivências com especialistas que dominam conhecimentos sobre um mundo onde as máquinas tratam de diferentes assuntos, tomam decisões e resolvem problemas.
“É importante que nós, como utilizadores, compreendamos em que mundo em evolução nos encontramos, para descobrirmos quais vantagens podemos obter desta tecnologia que está disponível para todos, visto que se assiste a uma evolução tecnológica com a introdução da Inteligência Artificial (IA), que já proporciona soluções até nas nossas casas”, disse o governante.
Segundo José Carvalho da Rocha, o Governo Provincial do Uíge aposta na digitalização dos serviços para melhorar o seu desempenho, tendo orientado o Gabinete Provincial da Educação no sentido de expandir o projeto nas escolas do segundo ciclo, com a instalação de Internet e de sistemas de gestão escolar, para educar os alunos sobre o uso correto da Internet.