A Meta confirmou que vai implementar novas medidas de segurança para os jovens que usam as plataformas da empresa. Entre estas medidas encontra-se o bloqueio de realizar transmissões em direto para quem tenha menos de 16 anos.
Foram ainda confirmadas medidas adicionais de proteção e segurança para quem tenha menos de 18 anos, tanto no Facebook como no Messenger.
Segundo as mudanças, que por agora serão aplicadas nos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Canadá e Austrália, os menores de 16 anos vão ficar impedidos de usarem conteúdos do Instagram Live, expeto se os pais consentirem o mesmo.
Além disso, será também necessária aprovação dos pais para desativar a funcionalidade que desfoca imagens potencialmente suspeitas de nudez, recebidas em mensagens diretas.
Quanto ao Facebook e Messenger, a Meta também confirmou alterações, com novas salvaguardas para tentar proteger os menores de idade de conteúdos potencialmente indesejados.
As contas dos menores serão limitadas para privado por padrão, e serão ativadas funções de limite no envio e receção de mensagens diretas para estranhos. Existem ainda restrições mais apertadas para o envio de conteúdos potencialmente suspeitos de nudez e vão ser implementados alertas regulares para se fazer uma “pausa” depois de a app ser usada por mais de 60 minutos.
A Meta espera que estas medidas ajudem a proteger os menores de idade na plataforma, e possam garantir que os mesmos acedem a conteúdos benéficos para os mesmos, sem completamente privar os jovens de acederem aos serviços, ou de usarem os mesmos com experiências mais limitadas.