O Instagram lançou ferramentas que vão servir de prevenção em casos de suicídio e na comunicação e apoio anónimo para ajudar pessoas que estejam com problemas.
Como funciona:
Se um amigo ou uma pessoa que você segue na rede social estiver em perigo e que possa cometer um suicídio, os primeiros sinais de aviso podem aparecer em meios de comunicação social e o Instagram pode ajudá-lo a intervir de forma anónima com suas novas opções de suporte. A pessoa em risco vai receber a mensagem do Instagram, minutos depois a informá-la que: alguém viu a publicação e pensa que você pode estar passando por momentos difíceis. Se precisar de suporte, podemos ajudar.
O receptor ou a pessoa que receber o aviso, vai poder ser redireccionada para canais de ajuda, ou ainda em avisos adicionais sobre como pode buscar suporte, dicas e aconselhamentos sobre a sua situação actual.
Marne Levine, chefe de operações do Instagram, falou à revista norte-americana Seventeen sobre o assunto, disse que: “estas ferramentas são projectadas para que o usuário saiba que, está cercado por uma comunidade que se preocupa com ele, em um momento em que o usuário pode precisar de mais esse lembrete”.
Ouvimos os especialistas em saúde mental quando eles nos disseram que o alcance de um ente querido pode fazer uma diferença real para aqueles que podem estar em perigo
Com isso podemos dizer que, A ferramenta lançada, possui uma grande importância para ajudar pessoas que sofrem de problemas de saúde mental a cada, o Instagram pretende ajudar a combater as taxas de suicídio que têm vindo a subir constantemente não só nos Estados Unidos, mas também no restante do mundo. O Facebook, já conta com uma ferramenta semelhante à esta que agora foi lançada pelo Instagram.