O líder do Instagram, Adam Mosseri, partilhou uma publicação de blogue onde explica como funciona o sistema de recomendações da rede social, notando que as diferentes áreas da plataforma são governadas por algoritmos que não funcionam da mesma forma.
“O Instagram não tem um único algoritmo que governa o que as pessoas veem ou não na app”, notou Mosseri, explicando que a plataforma conta com múltiplos algoritmos e sistemas de ‘ranking’ em áreas distintas da rede social – como o Explore, os Reels, as Stories e também o motor de busca.
MAIS: Instagram libera adição de até 5 links na bio do perfil
No caso do ‘feed’, o Instagram exibe determinadas publicações primeiro de acordo com o histórico de atividade, assim como interações anteriores com as outras pessoas. Da mesma forma, as primeiras Stories a surgirem para o utilizador estão relacionadas com histórico de visualização e também “proximidade”.
Por outro lado, as publicações presentes na área Explore (de pessoas com quem não interagiu) são exibidas de acordo com “publicações em que tenha metido ‘like’, gravado, partilhado ou comentado no passado”.
Mais do que explicar como o Instagram recomenda publicações, esta publicação de Mosseri realça como as plataformas detidas pela Meta estão a funcionar cada vez mais como formas de apresentar novo conteúdo – afastando-se das publicações de familiares, amigos e outras pessoas conhecidas.