A operadora de telefonia móvel, Movicel realizou no final do ano passado uma assembleia de accionistas que definiu a nova estrutura do capital social e um novo coneslho de administração. A grande novidade é entrada do INSS que agora conta com 25% do capital.
De acordo com o jornal Expansão, na sua edição número 558, nesta altura estão a ser recolhida as assinaturas para validar a acta, sendo que nas próximas semanas será marcada a data para escritura da nova estrutura de capital e para o empossamento formal dos novos administradores.
O Instituto Nacional de Segurança Social fez um investimento à volta dos 100 milhões de kwanzas.
Em termos formais, saí do capital social da Movicel a empresa Portmil Investimentos, e entram três novas sociedades anónimas, Bertrand, SA com 12%, a Chitronics Limitada com 4,8%, e a Lisa Pulsaris Electrónica com 4,2%. Mantêm-se na estrutura accionista a IPANG com 10%, a Novatel Investiment, SA com 4% e a ENCTA- Empresa Nacional de Correios e Telégrafos EP com 2%.
A gestão operacional da operadora será assegurada pela Vodafone Inglaterra, sendo que não entrará no capital social da empresa nos próximos doisa anos, devido a acertos que é necessário fazer na gestão e nos procedimentos contabilísticos da empresa angolana.
Nova estrutura do capital social da Movicel
- Lello SA 38,0%
- INSS 25,0%
- Bertrand SA 12,0%
- IPANG Lda 4,8%
- Chitronics Lda 4,8%
- Lusa Pulsaris SA 4,2%
- Novatel Investment SA 4,0%
- ENCTA EP 2,0%
Novo conselho de Administração da Movicel
- Aristides Safeca- Presidente do Conselho Administração
- Paul Jaikaran– Administrador Executivo
- Rui Santos– Administrador Não-Executivo
- Hugo Jorge Brás– Administrador Não-Executivo