A DigiGirls, uma iniciativa da CyberSafe Foundation, financiada através do Programa de Acesso Digital do Governo do Reino Unido, formou recentemente mais de 4.000 mulheres com habilidades digitais básicas para intermediários.
O programa também beneficiou indiretamente mais de 10.000 mulheres adicionais através do programa de treinamento -o-treinador.
Essas habilidades digitais empregáveis impulsionaram resultados positivos de subsistência para as beneficiárias, melhoraram as suas perspectivas de emprego e as capacitaram para o empreendedorismo digital na economia digital atual.
O programa DigiGirls visa diminuir o desequilíbrio digital de gênero contra mulheres na Nigéria, capacitando mais mulheres e meninas com habilidades digitais empregáveis por meio de treinamento intensivo, mentoria, estágio e oportunidades de empreendedorismo.
Os caminhos de aprendizagem para o programa inclui marketing digital, interface do usuário/UX, design gráfico, e-commerce e análise de dados.
MAIS: Incubadora digital lança serviço para conectar as mulheres africanas com tecnologia
Falando no evento de graduação virtual para os beneficiários da DigiGirls 2.0 realizado no dia 30 de agosto de 2022, Alessandra Lustrati, Chefe de Desenvolvimento Digital e Liderança Global do Programa de Acesso Digital no Escritório de Relações Exteriores, Commonwealth & Development Office (FCDO) do Governo do Reino Unido, parabenizou os estagiários por suas conquistas.
“A construção da capacidade digital em nível local e o teste de modelos de desenvolvimento de habilidades digitais que funcionam bem com grupos-alvo específicos – como na abordagem DigiGirls – é central para o esforço global da FCDO para apoiar a transformação digital inclusiva, responsável e sustentável de países parceiros como a Nigéria“, disse Alessandra Lustrati.
No seu discurso, a Chefe de Desenvolvimento Digital destacou ainda o enorme potencial da economia digital da Nigéria, lembrando que o setor de TIC foi o setor que mais cresceu na economia da Nigéria em 2020 e 2021, e estima-se que contribua com 16,2% do PIB da Nigéria no primeiro trimestre de 2022.
“A economia digital pode prosperar muito mais e gerar oportunidades e emprego qualificado apenas se fizermos um esforço para diminuir a diferença digital de gênero, que na Nigéria é estimada atualmente em cerca de 25%. O projeto DigiGirls com o nosso parceiro CyberSafe Foundation, como parte do programa de acesso digital mais amplo do Reino Unido é um grande exemplo de como podemos ajudar a diminuir essa lacuna de gênero e impulsionar a inclusão digital“, acrescentou.
O Fundador e Diretor Executivo da Cybersafe Foundation, Confidence Staveley, agradeceu especialmente ao governo do Reino Unido por seu apoio contínuo em fazer do programa um sucesso e melhorar a vida dos beneficiários.
“Graças ao governo britânico através da FCDO, o programa DigiGirls desde o início já capacitou diretamente mais de 6.000 mulheres com habilidades digitais de ambas as coortes realizadas. Ela passou a encorajar os mais recentes graduandos a usar as suas novas habilidades e aprendizados: “Você é o valor, não pare de agregar valor“, frisou Confidence Staveley.