Menos Fios

Infrasat e MS Telcom únicas autorizadas a comercializar serviços do Angosat-2, revela GGPEN

A Infrasat e a MS Telcom são as únicas que foram autorizadas a comercializar os serviços do Angosat-2, onde depois revendem aos operadores interessados, revelou Zolana João, Director do  Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) .

Segundo o responsável, em entrevista ao Jornal Expansão, em termos práticos, as “empresas de telecomunicações gastam mensalmente entre 10 e 15 milhões USD a contratualizar serviços de comunicação no strangeiro, sendo que, nesta altura, uma parte deste valor já é feito através do satélite, o que representa uma poupança considerável de divisas ao BNA“, disse.

Por exemplo, a UNITEL é um dos operadores que já utiliza os serviços de satélites em zonas rurais ou sub-rurais, assim como 20% das agências bancárias nas províncias por via da Infrasta e MS Telcom“, afirmou.

MAIS: Angosat-2 vai fornecer serviços ao Centro de Vigilância Marítima de Luanda

Zolana João reitera ainda que o Angosat-2 tem duas bandas, sendo que a banda C está praticamente toda comercializada, perto dos 70%, os restantes 20% são considerados reserva estratégica, utilizada, por exemplo, para os serviços de segurança do país.

A banda tem 6 transponders com 72 MHz, cobrindo África e parte da Europa, e 4 estão comercializados.

Quanto à banda KU, que é maior e medida pelo volume de dados, estará na ordem dos 20%. É sobre esta que estão agora a ser feitos esforços de comercialização, havendo inclusive parceiros internacionais interessados, estando a ser desenvolvido um programa com o Governo da Zâmbia“, sublinhou o Director.

 

Exit mobile version