Menos Fios

Indústria angolana deve apostar na inovação e tecnologia, realça especialista

A indústria angolana deve apostar na inovação e tecnologia para responder aos desafios atuais, na opinião do assessor principal do Ministério Indústria, Manuel José.

Segundo o especialista, é necessário dotar as principais áreas de transformação tecnológica poder levar a energia elétrica, água e melhorar os acessos, financiamento fácil e flexível para terem mais investidores a apostar no sector.

Manuel José reitera que a indústria nacional “está no caminho certo”, mas a industrialização do país é um processo que depende da coordenação de outros sectores como o da água, o da energia, estradas, entre outros, que se melhorados, durante cinco ou dez anos, proporcionarão uma indústria melhorada.

MAIS: Sonangol defende implementação de inovação e tecnologia no sector

Avançou faltar mais trabalho conjunto entre esses sectores, pois ainda existe “muita” burocracia e os recursos são excessivos, no entanto, os promotores devem ser mais proativos, sem esperar tudo do Estado e montar as suas pequenas unidades industriais.

Realçou se mercado nacional tiver congestionado, a opção será a exportação, mas é preciso que o produto tenha qualidade.

A qualidade da produção nacional precisa melhorar, precisamos de ter mais entidades a trabalhar na qualidade, mais laboratórios para melhorar. Mesmo que avançarmos com a indústria, não vamos conseguir comercializar os nossos produtos por conta desta falta de qualidade”, disse.

Exit mobile version