Inclusão digital no ensino é chave para reduzir desigualdades, defende MINTTICS

203

A inclusão digital no ensino angolano vai permitir promover o desenvolvimento social, reduzir as desigualdades e modernizar o processo educativo em todo o país, na opinião do director nacional de Telecomunicações e Tecnologias de Informação do MINTTICS, Matias Borges.

O dirigente que falava durante o Dia Internacional da Educação, sob o lema “Educar para Inovar, Conectar para Transformar”, frisou que o acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) é fundamental para transformação e criação de oportunidades para o desenvolvimento social e económico do país.

As TICs não só facilitam o acesso remoto à educação, como também permitem a disseminação de conteúdos, melhoram a comunicação entre professores e alunos e capacitam os estudantes com habilidades indispensáveis para a era digital”, destacou.

MAIS: BAI promove inclusão digital com 120 pontos de Internet

Em sua abordagem, Matias Borges considerou a integração das tecnologias no sistema de ensino um passo importante para ampliar o alcance da educação em Angola, utilização de tecnologias que permitem levar o ensino a locais distantes, garantir a continuidade dos estudos em situações adversas e modernizar as metodologias de transmissão de conhecimentos.

Além disso, reforçou a importância da capacitação dos professores e da sensibilização de estudantes e famílias sobre o uso responsável das ferramentas digitais como parte do processo de inclusão tecnológica.
Matias Borges reiterou o compromisso do Governo angolano em continuar a investir em tecnologias que promovam a inclusão e a inovação na educação, para que o acesso às TICs seja uma realidade cada vez mais abrangente em Angola.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui