Foi inaugurado o Centro de Fiscalização e Monitorização do Espectro Radioelétrico na região Leste do país, propriamente na cidade de Saurimo (Lunda Sul), que está subtutela do Instituto Angolano das Comunicações (INACOM).
A instalação que dispõe de tecnologia moderna, vem para dar resposta à evolução tecnológica que o país registou nos últimos anos, em particular na região Leste de Angola, no quesito à prestação dos serviços postais e das comunicações eletrónicas.
Segundo Pascoal Fernandes, secretário de Estado das Telecomunicações, Tecnologias de Informação, a infraestrutura técnica vai dotar o Órgão Regulador das Comunicações Eletrónicas de capacidade técnica para poder fazer uma gestão eficiente do espectro na província, além de minimizar as interferências.
O gestor público reiterou ainda que com as novas instalações equipadas com tecnologia atual, o centro regional, também, ganha capacidade suficiente para fiscalizar e monitorizar outros serviços como a radiodifusão, comunicações aeronáuticas e serviços de telefonia móvel.
MAIS: Angola conta com Centro Nacional de Monitorização das Comunicações
Por fim, Pascoal Fernandes frisou que este empreendimento vai criar um ambiente de mercado que vai atrair mais investimentos privados nacional e estrangeiro no sector das comunicações eletrónicas para o país, e a Lunda Sul em particular.
Já o vice-governador para o sector Político, Social e Económico, Mendes Gaspar, ao falar também no evento de inauguração do Centro de Fiscalização e Monitorização do Espectro Radioelétrico, disse que agora a província acaba de entrar numa nova era, enaltecendo os esforços do Executivo na concretização deste feito.
Disse ainda que a modernização destes serviços deve estar alinhado com o reforço de pessoal em diversas áreas, assim como a sua formação permite.