O Instituto Angolano das Comunicações (INACOM) iniciou na sexta-feira (28/08) um registo das infra-estruturas de telecomunicações existentes no país, a fim de verificar a conformidade destas com as normas técnicas nacionais e internacionais, e bem como actualizar a sua base de dados.
O registo visa também a identificação das infra-estruturas técnicas abertas para a sua partilha entre operadores de telecomunicações, segundo o “regulamento sobre o regime jurídico aplicável às infra-estruturas aptas ao alojamento de Redes de Comunicações Electrónicas susceptíveis de partilha por parte dos operadores de comunicações electrónicas”.
De acordo com o técnico, com este processo pretende-se racionalizar o investimento de comunicações electrónicas, evitando a duplicação desnecessária ou permitindo canalizar investimento no alargamento da cobertura às áreas ainda não atendidas na melhoria de serviço.
Joaquim Muhongo realçou ainda que o regulamento sobre Redes de Comunicações Electrónicas susceptíveis de partilha por parte dos operadores de comunicações electrónicas assegura uma melhor relação de preço e qualidade para o consumidor final de comunicações electrónicas.