O Instituto Angola das Comunicações (INACOM), juntamente com as operadoras de telecomunicação e as associações dos consumidores, anunciaram esta quinta-feira (24), em Luanda, a criação de uma plataforma de diálogo.
De acordo com o Presidente do Conselho da Administração do INACOM, Leonel Augusto, salientou que, doravante, haverá encontros trimestrais, com a finalidade de colher das associações dos consumidores as suas grandes inquietações e por parte das operadoras as soluções para os consumidores.Leonel Augusto avançou que, as operadoras, em função da situação macroeconómica, deram entrada ao processo para actualizar os preços de alguns serviços, apontando como factor a desvalorização cambial , uma vez que 80 por cento do pagamento dos serviços é feito no exterior do país.
Um encontro que surge numa fase que as operadoras preparam-se para mais uma actualização do tarifário nos mais diversos pacotes que oferecem e que entra em vigor no próximo mês de Outubro. O responsável adiantou que os serviços de telefonia móvel mantém o valor de 100 utts ao preço de mil kwanzas.
Quanto às operadoras de Televisão por saliente e por fibra óptica, Leonel Augusto avançou que a actualização será de 23 a 26 por cento, respectivamente. Este aumento segundo o responsãvel do INACOM, não abrange o pacote básico, mais usado por clientes com um poder de compra reduzido.
“Do exercício foi feito com o comité de preços, que integram representantes dos ministérios das Finanças, das Telecomunicações, foi identificado um perigo do ponto de vista da sustentabilidade das empresas, razão pela qual houve a determinação para o ajustamento dos preços dos serviços“, explicou Leonel Augusto.
precisamos também deixar a época dos Utts pois a muito a quem da demanda da sociedade, mas contudo boa iniciativa pk assim comessarão a ouvir as inquetações e principalmente do consumidor final.