O processo de prestação de contas pelas empresas angolanas agora vai ser automatizado com a criação de um portal do Sector Empresarial Público (SEP) pelo Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE).
Segundo Augusto Kalikemala, administrador do IGAPE, que falava no XII Conselho Alargado do Ministério das Finanças, disse que o desenvolvimento dessa plataforma web é no quadro da implementação do reporte financeiro e transparência, e onde essa tecnologia de prestação de conta vai servir como avaliador das empresas, com base no reporte automático apresentado, além de definir os riscos que a instituição apresenta.
A criação desse portal também vem através do Roteiro para a Reforma do SEP, informa o administrador, que teve início em 2021 e está previsto a criação de um conselho geral de supervisão sectorial que permitirá congregar os vários interesses no desempenho das empresas.
“Acrescido ao diagnóstico feito no SEP, concluiu-se ser débil o desempenho financeiro e económico das empresas, que apresentam sucessivamente resultados líquidos negativos e uma situação financeira cada vez mais degradante“, disse Kalikemala, frisando ainda que o o reporte financeiro das empresas é muito inconsistente e com uma qualidade tendencialmente reduzida.
MAIS: Portal da Divulgação da Produção Nacional sofre restruturação para melhor servir a população
Por isso, adianta o gestor, há constantes restrições de liquidez, do ponto de vista da sua produtividade, com um impacto grande das actividades fiscais, afectando a performance das empresas. Admitiu também que há inconsistência nos objectivos e modelos de avaliação do sector empresarial público, que se mostram sempre insistentes ou insuficientes.
Por este facto, disse, “todos esses factores levaram a necessidade de se implementar o roteiro para a reforma do sector empresarial público, para torna- lo mais eficiente e objectivo“, finaliza Augusto Kalikemala.