Huíla. Estudantes do ensino médio criam motorizada elétrica

1498

Um grupo de estudantes do curso de Energia e Instalações Elétricas, do Instituto Politécnico da Humpata criaram um protótipo de motorizada elétrica que consideram como “amiga do ambiente”.

Segundo Faustino Jorge, coordenador do grupo, a invenção despertou a atenção de inúmeras pessoas e foi um dos sucessos de uma Feira de Talentos local.

Decidimos desenvolver uma motorizada ecológica, com um peso bruto de 80 quilogramas, que não contribua para a poluição do ambiente”, disse.

O responsável informa que a motorizada está projetada para percorrer, numa primeira fase, 40 quilómetros por hora.

As pesquisas prosseguem, de modo a fazer com que a velocidade máxima a atingir seja a de 120 quilómetros por hora, para tornar as viagens pouco morosas e canse menos os futuros usuários”, salientou.

A pesquisa, projeção do desenho do veículo motorizado, aquisição das peças e outros materiais necessários, explicou, levou três meses.

Estamos satisfeitos por finalizarmos o curso com a criação de um protótipo de motorizada totalmente elétrica”, referiu.

MAIS: Huila. Estudantes do ensino médio criam protótipo de carro elétrico

Por falta de materiais eletrónicos nos vários mercados do país para montar a motorizada elétrica, disse, tiveram de recorrer, como alternativa, ao uso de materiais recicláveis e a determinados equipamentos, com realce ao alternador de vários veículos, com os quais construíram o novo motor, movido através da energia solar.

O coordenador do grupo adiantou ainda que foi apenas utilizado material local na conceção do protótipo. A aquisição de certas peças, contou, foi feita nos mercados formais e informais e orçou em 400.000 kwanzas.

Os custos foram suportados apenas pelos alunos envolvidos no projeto”.

Com o referido valor, destacou, conseguiram comprar material suficiente para fazer os sistemas de iluminação e de travão, assim como outras componentes básicas para o controlo da condução, corrente elétrica e velocidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui