A informação disponível sugere que a Huawei pode lançar este software com o nome de “Pangu Chat”, um nome derivado do seu modelo de aprendizagem em larga escala. Espera-se que esta tecnologia de IA seja revelada na Huawei Developer Conference (Cloud), a realizar no dia 7 de julho de 2023.
No entanto, detalhes adicionais indicam que a Huawei apenas disponibilizará o software para fins empresariais, vendendo-o a clientes governamentais e empresariais. Reporta-se que a Huawei testou e verificou o funcionamento do Pangu Chat utilizando um modelo de cloud Pangu em larga escala com 100 mil milhões de parâmetros.
Para os testes, a empresa utilizou mais de 2000 processadores Huawei Ascend 910 durante mais de 2 meses para treino de dados. De acordo com analistas da indústria, mais de 4000 placas GPU/TPU são utilizadas em treino de modelos em larga escala por ano, e o custo de potência computacional de modelos em larga escala em três anos atingiu valores tão elevados como 960 milhões de yuan.
O modelo Pangu
Lançado oficialmente em 2021, com a versão 2.0 a ser introduzida em abril de 2022, o modelo Pangu está a contribuir para o desenvolvimento da IA. É o primeiro modelo de pré-treino chinês com mais de 100 mil milhões de parâmetros e o modelo CV chegou aos 3 mil milhões de parâmetros.
O Pangu conseguiu aliar capacidades de discriminação e geração, bem como a aprendizagem de pequenas amostras, previsões meteorológicas de segundo nível e aprendizagem em larga escala em mapas, texto e áudio.
O modelo Pangu NLP utiliza a arquitetura Encoder-Decoder, tendo em consideração as capacidades de compreensão e geração do modelo NLP em larga escala.
Futuro da Huawei e a IA
Apesar de a Huawei ainda não ter anunciado oficialmente estas novidades, é positivo ver que a empresa está a usar o poder da IA para oferecer melhores soluções. Lançar um rival ao ChatGPT é apenas um exemplo disso.
Contudo, seria ainda mais interessante se conseguissem disponibilizar esta funcionalidade nos smartphones da Huawei.