O novo smartphone vem com um processador Kirin 990 5G, estrutura da dobradiça actualizada e sistema de refrigeração também aprimorado. Ecrãs, câmaras e design geral permanece praticamente inalterado.
- Na diagonal, o equipamento aberto tem um ecrã de 8” com uma resolução de 2480×2200.
- Fechado, ou dobrado, o Mate Xs tem um ecrã principal de 6,6” com uma proporção de imagem de 19,5:9, enquanto na parte traseira fica um ecrã de 25:9 que pode ser utilizado como visor para selfies.
Richard Yu, o presidente executivo da Huawei, subiu a palco em Barcelona para falar do novo Mate XS, o aparelho utiliza o Android 10, com EMUI, o software que da marca que adiciona as suas funcionalidades e modo de funcionamento ao Android. Contudo, não será lançado com todos os serviços Google, como a loja de aplicações.
O Mate XS tem 8GB de memória RAM e 512GB de memória interna. Ao contrário do antecessor que foi disponibilizado apenas na China, vai ser “vendido globalmente”, a partir de março.
Em termos de bateria, o Mate XS traz uma capacidade de 4.500 mAh com capacidade de carregamento rápido de 55W, com o respectivo carregador incluído na caixa e vai custar 2.700 dólares.