Começou esta terça-feira(26), em Luanda, uma formação em Segurança Cibernética e Proteção da Privacidade junto do Instituto Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC), organizado pela Huawei Angola.
Segundo comunicado enviado ao Jornal Angola, a formação é na parceria da Huawei Angola e o ISPTEC que visa no domínio de formação de estudantes no sector das TICs desde 2020, que, recentemente, renovou a sua licença com a multinacional com o objetivo de ministrar às direções técnicas voltadas a várias áreas, nomeadamente: AI, Big Data, Computação em Nuvem, Serviço em Nuvem, Comunicação de Dados, Computação Inteligente, IoT, Segurança, Armazenamento, e WLAN até 2024.
De informar que muito recentemente, a empresa chinesa abriu inscrições para 10 mil vagas gratuitas nos cursos da área das telecomunicações, tecnologias e comunicação.
O ciclo formativo ira abranger de setembro a dezembro de 2023, onde a ação de formação que prevê capacitar cerca de 10 mil técnicos, resulta do acordo de cooperação recentemente rubricado entre as duas instituições, e visa contribuir para o desenvolvimento técnico e tecnológico do país, através da formação e capacitação de jovens talentos e especialistas angolanos.
MAIS: Huawei vai aprimorar infraestrutura informática da Edições Novembro
Assim, entre os meses de setembro e dezembro, serão ministrados no formato híbrido (presencial e virtual), sendo o presencial em Luanda – Talatona, no Centro Tecnológico da Huawei, três (3) cursos intensivos, nomeadamente:
a) Operações de DataCenter em Nuvem;
b) HCIA-Datacom;
c) Big Data.