A província do Huambo vai contar brevemente com uma biblioteca digital, de modo a reforçar o acervo bibliográfico da região e facilitar a vida dos pesquisadores e estudantes, segundo o diretor provincial da Cultura, Turismo e Desporto, Jeremias Piedade.
O gestor que falava à margem das celebrações do Dia Mundial das Bibliotecas, informou sobre a existência de um projeto nacional para tornar virtual a Biblioteca do Huambo, de modo a chegar mais pessoas na província.
“Não vai ser difícil implementar o projeto, pois as condições básicas já estão criadas”, reiterou.
MAIS: Huambo. Biblioteca Provincial sem computadores e internet para pesquisa virtual
Atualmente a Direção da Cultura controla três bibliotecas públicas, das quais uma, a do Constantino Kamoli, esta encerrada para obras. Além destas, existem outras seis, mas privadas, uma das quais, a Santo Anselmo, afeta à Igreja Católica. As demais são escolares.
A Biblioteca Provincial do Huambo, sendo parte da rede bibliotecária de Angola, é das três mais visitadas no país. Entre os doadores, lembrou Jeremias Piedade, constava o falecido padre André Lucamba, que chegou a oferecer mil e quinhentos livros à biblioteca e foi homenageado pela instituição com um espaço próprio.
Por fim, o diretor da Cultura acrescentou também que os demais municípios da província não possuem uma biblioteca, porém está em carteira um plano de implementação de espaços do género nestes locais.