A Biblioteca Provincial do Huambo está nesse momento sem computadores e de serviços de acesso à internet, para que possa proporcionar aos leitores condições para a pesquisa digital, de acordo com directora da Biblioteca, Herodina Afonso.
Segundo a Directora, que falava diante a ANGOP, disse que é urgente mudar essa situação para que a instituição possa evoluir para a pesquisa virtual, tendo em conta os desafios impostos pelo desenvolvimento tecnológico actual era digital.
Embora que não tenha falado os números de computadores que a Biblioteca Provincial precise, Herodina Afonso informou que a infra-estrutura possui uma sala de informática mas que se encontra inoperante, para oferecer melhores serviços aos utentes, visto que devido a essas dificuldades os leitores com necessidade são obrigados a dirigir-se Mediateca do Huambo.
Então, para se ultrapassar a situação, a Directora diz que a solução passa por criar uma fonte de financiamento para a instituição, de modo a permitir a aquisição de equipamentos informáticos necessários para o efeito. E para minimizar as dificuldades financeiras, fez saber que a Biblioteca tem ministrado alguns cursos de curta duração dirigidos aos jovens, com vista a garantir a sua auto sustentabilidade, serviços que têm sido acoplados com o arrendamento das salas para as actividades recreativas promovidas por instituições privadas.
De informar que a Biblioteca Provincial do Huambo foi inaugurada em 2016, com a missão de incentivar o hábito pela leitura, e onde recebe diariamente, entre 70 a 85 cidadãos acima dos 18 anos de idade, que solicitam livros de diversas áreas do saber, como economia, comunicação, direito, filosofia, entre outros.