Angola está entre os países com grandes índices de sinistralidade rodoviária. De entre os vários acidentes nas estradas, os atropelamentos são frequentes. Os motivos são variados: excesso de velocidade, condução sob efeito de álcool, inexperiência, pouca visibilidade no período nocturno… enfim, a lista é longa.
Parece que a Honda pensou em nós e decidiu fazer um carro que previne acidentes rodoviários! (Ok, a Honda não pensou em nós). A tecnologia apresentada pela Honda é baseada em vários sensores projectados para tornar a condução mais segura e confortável.
Os componentes principais deste sistema, apelidado de Sensing são: um radar de ondas milimétricas integrado na grade do radiador e uma câmara monocular montada logo acima do espelho retrovisor. O radar é responsável por detectar objectos ou pessoas na estrada, enquanto a câmara reúne informações-chave, tais como o tamanho e a velocidade dos objectos que podem estar numa distância de até 200 metros à frente do carro, dando assim a chance de impedir uma colisão.
As informações recolhidas pela câmara e o radar são processadas, caso o sistema detecte uma colisão iminente, os travões serão accionados automaticamente.
O primeiro carro a contar com essa tecnologia será o topo de gama da Honda, o Acura RLX, que será lançado no final do ano. Durante 2015 a Honda integrará a tecnologia aos próximos lançamentos.
Se funcionar na perfeição, essa tecnologia salvará muitas vidas…
[Fonte]: Honda