Um grupo de hackers conhecido como Equipe Eletrônica do Curd desfigurou sites relacionados ao governo do Quénia no dia 1º de junho de 2019. Na época da publicação, alguns sites, como o do National Youth Service, foram restaurados, enquanto outros ainda exibiam o grupo de hackers. mensagem informando que eles eram responsáveis pela desfiguração.
Para alguns casos, as autoridades que tem o controle dos serviços de Tecnologias de Informação e Comunicação do Quênia parece ter recuperado o controle e colocado a seguinte mensagem:
“Desculpe pelo inconveniente, mas estamos realizando alguma manutenção no momento. Se você precisar, pode sempre entrar em contacto connosco. Caso contrário, estaremos novamente online em breve! – Equipe GoK Cyber Security“.
Portanto até agora, não está claro qual foi o motivo destes ataques aos sites do governo Queniano. No entanto, olhando para a lista de centenas de sites que a Equipe Eletrónica do Curd desfigurou no mundo todo, pode ser que eles procurem vulnerabilidades em sites e, quando os encontrarem, explorem-nos e desfigurem seus sites-alvo.
No entanto, dada a recente deterioração dos sites do governo do Quênia, alguns começaram a perguntar se todos os sistemas do Quênia estão seguros de serem explorados por hackers em potencial. Também é importante salientar que, a maioria dos sites do governo, antes de serem desfigurados, não possuíam certificados SSL.