As autoridades da Nigéria confirmaram ter detido um hacker na região, suspeito de ter realizado roubos de quantias avultadas a instituições de caridade nos EUA, num valor aproximado de 7,5 milhões de dólares.
Olusegun Samson Adejorin foi detido na cidade de Ghana a 29 de dezembro de 2023, por suspeitas de ter defraudado duas entidades de caridade nos EUA. Adejorin terá enganado as entidades a realizarem transferências de quantias elevadas de dinheiro sobre diferentes pretextos, num total estimado de 7,5 milhões de dólares.
As autoridades locais afirmam que os crimes ocorreram entre junho e agosto de 2020, passando pelo acesso indevido as contas de email das instituições, que foram depois usadas como sendo associadas com funcionários da mesma.
O hacker terá usado várias ferramentas para tentar enganar as entidades, de forma a realizar a transferência de fundos sem levantar suspeitas. Ao mesmo tempo, foram implementadas ferramentas na rede interna das duas entidades com o objetivo de recolher ainda mais informação sensível, como dados de login de contas de funcionários.
Adejorin enfrenta agora uma sentença de quase 20 anos de prisão por fraude e mais cinco anos por acesso indevido a sistemas informáticos