Toda a tecnologia que os carros eléctricos da Tesla trazem abre a porta a problemas de segurança. Estes já foram detectados no passado e até resolvidos, mas não deixam de surgir novas situações relevantes e preocupantes.
Tem apenas 19 anos, mas parece ter conseguido realizar algo que muitos têm tentado sem sucesso. Do que revelou na sua conta do Twiteer, David Colombo garante que tem acesso a mais de 25 carros eléctricos da Tesla espalhados por 13 países.
E garante que para além de conseguir aceder remotamente aos carros, também lhe é possível controlar estas viaturas e saber com precisão a sua localização. Não revelou ainda publicamente como o consegue fazer, mas entregou esta informação à Tesla para avaliação.
Nevertheless I now can remotely run commands on 25+ Tesla‘s in 13 countries without the owners knowledge.
Regarding what I‘m able to do with these Tesla‘s now.
This includes disabling Sentry Mode, opening the doors/windows and even starting Keyless Driving.[2/X]
— David Colombo (@david_colombo_) January 11, 2022
Com base na Alemanha, David Colombo revelou também que o problema está associado à forma como a informação necessária para se ligar aos carros eléctricos. Esta é guardada pela Tesla de forma insegura e assim torna-se simples de ser acedida e consultada.
MAIS: Já se pode comprar um carro da Tesla com Bitcoin
Do que publicou no Twitter, o controlo dos carros que conseguiu não permite interferir na condução. Ainda assim, tem a capacidade de ligar o sistema de entretenimento ou as luzes dos carros elétricos da Tesla. Pode ainda desbloquear os veículos sem usar a chave e desativar os sistemas de segurança.
Yes, I potentially could unlock the doors and start driving the affected Tesla‘s.
No I can not intervene with someone driving (other than starting music at max volume or flashing lights) and I also can not drive these Tesla‘s remotely.
[7/7]
— David Colombo (@david_colombo_) January 11, 2022
Problema de segurança investigado pela Tesla
Uma publicação feita mais tarde revelou que já entrou em contacto com a equipa de segurança da Tesla e que estes já estavam a investigar o problema. A criadora dos carros elétricos deverá em breve contactar e dará atualizações que surjam sobre esta falha dos veículos.
Addition as of 11. Jan 22:33 (CET)
Tesla‘s Security Team just confirmed to me they’re investigating and will get back to me with updates as soon as they have them.
[8/8]
— David Colombo (@david_colombo_) January 11, 2022
Esta é mais uma situação de segurança que afeta os carros elétricos da Tesla e que não se esperava. Toda a tecnologia associada e que remotamente pode ser acedida abre as portas a qualquer hacker, que assim pode assumir o controlo remoto.