O Governo Angolano está a prestar uma especial atenção à juventude, em especial no domínio das tecnologias de informação e comunicação, na opinião do director-adjunto do Instituto Angolano da Juventude(IAJ), José Mateus.
Falando na conferência sobre o percurso digital da juventude para o desenvolvimento, na capacitação do Banco Nacional de Angola sobre literacia, inclusão financeira e decursos digitais, o responsável sublinhou que o Executivo tem dado passos para garantir a inclusão digital dos jovens.
“Desde 2020, existem aplicativos como o Oi, Kambas e o SMS Jovem com informações interactivas sobre Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos”, disse.
MAIS: Angola defende programa de educação digital na SADC
Sobre a formação, os jovens foram dotados de conhecimentos sobre “importância da lietarcia financeira para o empoderamento dos jovens”, “os serviços financeiros digitais”, “os diferentes métodos de pagamento e Mobile Money”.
“Urge a necessidade de os jovens relacionarem o conhecimento, a compreensão e aplicação dos conseitos financeiros que os permitirá gerir bem o dinheiro e alinha, também, a dimensão da inclusão digital“, considerou o director-adjunto do AIJ.
A formação decorreu sob o lema “Recurso digitais da Juventude para o Desenvolvimento Sustentável”, em parceria com a USAID-Angola e o governo provincial do Cuanza-Sul.