O Governo Sul-Africano elaborou novas leis para a criação de um melhor ambiente de negócios para às startups do país, como um visto de starup e e a redução da burocracia para as pequenas empresas.
Essas novas directrizes, que vão ajudar na expansão do ecossistema de empreendedorismo digital na África do Sul, veio no Discurso anual sobre o Estado da Nação do Presidente daquele país, Cyril Ramaphosa, no último dia 10 de Fevereiro, precavendo uma redução de burocracia, especialização dos visto e a revisão dos regulamentos do mercado de trabalho para todas as startups do país.
No seu discurso a Nação, Presidente Ramaphosa anunciou que está em curso uma revisão exaustiva do sistema de vistos de trabalho e está a estudar a possibilidade de novas categorias de vistos que possam permitir o crescimento económico, como um visto de arranque e um visto de trabalho remoto.
Ainda em nota, Ramaphosa disse que o seu governo também vai trabalhar para melhorar o ambiente de negócios para empresas de todas as dimensões através de objectivos para reduzir a burocracia.
MAIS: África do Sul é o país com startups mais dinâmicas em África
Para Matsi Modise, presidente do Comité Diretor do Movimento de Startups da África do Sul, diz que com essas novas leis vai ajudar significativamente na capacitação das startups, e onde a sua instituição dedica-se a colaborar com o ecossistema de empreendedorismo mais amplo e o Governo local, de modo a criar um ambiente mais propício para que as startups comecem, cresçam e escalam os seus negócios.
“Este anúncio é muito progressivo; um passo positivo na direção certa. Ilustra que as partes interessadas que se têm envolvido com a Presidência, em torno dos desafios que as startups enfrentam, foram ouvidas. Mostra a intenção da Presidência de criar um ecossistema que avance a atividade empresarial no país“, disse Modise.
“Em nome do Comité Diretor do Grupo de Iniciados da África do Sul, estamos satisfeitos com as nossas conversações construtivas com o Tesouro Nacional.
A sua equipa continua à procura de formas de ajustar a legislação para apoiar startups em todo o país, o que é fundamental para a criação de emprego, sem comprometer o foco.
Estes ajustamentos incluem a progressão da revisão da estrutura em loop publicada em janeiro de 2021, a aceleração do processo de aprovação do controlo cambial e o adiamento do imposto sobre mais-valias até ao futuro evento de liquidez, entre outros.”, finalizou Matsi Modise.