O Sistema Nacional da Contratação Pública Eletrónica (SNCPE) permitiu ao Governo poupar mais de 118 mil milhões de kwanzas, segundo a secretária de Estado para o Orçamento e Investimento Público, Juciene de Sousa.
A dirigente que falava na abertura do 1.º Encontro Nacional Metodológico, com os Fornecedores do Estado, informou que os valores referem-se aos 138 procedimentos de contratação, desencadeados na plataforma tecnológica.
MAIS: Angola poupa 6,5 mil milhões kz com Contratação Pública Eletrónica
Juciene de Sousa referiu ainda que na referida plataforma foram adjudicadas 250 empresas, onde as micros, pequenas e médias empresas representam 75%. Salientou que quando comparados a valores estimados aos contratualizados, representa 24% do valor inicialmente estimado.
Por isso e para melhor monitorização dos fornecedores, com quem se estabelecem parcerias, a Secretária de Estado revelou que desde 2019 começou a ser implementado o Sistema de Avaliação de Desempenho dos Fornecedores do Estado que permite aos compradores públicos otimizar a gestão do aprovisionamento de bens e serviços, bem como auxiliar na seleção do melhor fornecedor para gerar valor acrescentado.
A seleção do melhor fornecedor, apontou que é feita com base nas aptidões do avaliado e de acordo com os requisitos de desempenho estabelecidos pela Entidade Pública Contratante.
De informar que o 1.º Encontro Nacional Metodológico contou com a presença de Fornecedores do Estado, prestadores de serviços, fornecedores de bens e empreiteiros que contratam com o Estado, onde o objetivo do evento foi informar aos fornecedores sobre a evolução do Sistema Nacional de Contratação.