Governo pedem maior empenho das escolas em projectos ligados ao STEM

395

O governo angolano pediu maior engajamento das escolas e dos professores no desenvolvimento de projectos educacionais ligados às áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).

O apelo veio da ministra da Educação, Luísa Grilo, falando durante a cerimónia de recepção aos estudantes do Instituto de Telecomunicações (ITEL) vencedores desta edição do programa STEM África, realizado na Cidade do Cabo, na África do Sul.

A ministra destacou o impacto da vitória dos jovens, que apresentaram um projecto voltado para soluções de acesso à água potável. O prémio, referiu, reflecte o avanço do ensino em Angola, mesmo diante das dificuldades.
Este prémio reflecte o empenho dos jovens e das escolas, que demonstram o actual nível do sistema de ensino em Angola. Apesar das dificuldades, os angolanos mostraram que podem competir em pé de igualdade com estudantes de outros países. É um exemplo do potencial e uma oportunidade para inspirar outras escolas a abraçar novos desafios”, afirmou.
De acordo com a directora-geral da ExxonMobil, Katrina Fisher, organizadora da iniciativa, o projecto já beneficiou quatro mil estudantes em Angola, Moçambique, Nigéria e Bolívia.
O objectivo é promover o ensino das STEM como uma forma de resolver desafios globais, como o acesso à energia. São disciplinas essenciais para criar soluções sustentáveis nas comunidades”, explicou.
O director-geral do ITEL, Cláudio Gonçalves, enalteceu o esforço e a resiliência dos estudantes, que ingressaram no programa com a competição já em andamento. A equipa, realçou, superou as etapas eliminatórias e venceu a fase nacional, garantindo a vaga na final na África do Sul.
Essa conquista é a prova de que Angola pode competir em pé de igualdade com qualquer Nação, apesar dos desafios que enfrentamos diariamente. Que sirva de exemplo para continuarmos a apostar na qualidade do ensino e mostrar que somos imbatíveis”, disse

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui