O Governo Angolano lançou o concurso para a construção do Parque de Ciência e Tecnologia em Luanda, projecto esse que está avaliado em mais de 100 milhões de dólares, revela o Novo Jornal.
O Parque de Ciência e Tecnologia, para a capital do país, foi anunciado em Março de 2019 pela Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Sambo, em uma visita a Portugal, e onde a infra-estrutura terá laboratórios de investigação, base de dados para gestão de informações intelectuais e científico, em um financiamento em parte pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).
“A construção do parque é uma parte do projecto de desenvolvimento de ciência e tecnologia, com um valor de 100 milhões de dólares, com financiamento do Banco Africano de Desenvolvimento em 90 milhões de dólares”, disse a Ministra, em 2019.
MAIS: Angola avança com primeiro Parque de Ciência e Tecnologia
O concurso de adjudicação tem como objectivo construir nove edifícios com um máximo de três pisos acima do rés-do-chão, reabilitar 11 edifícios existentes, demolir outros cinco e retirar o respectivo entulho. É ainda necessário construir e reabilitar estradas, caminhos, passeios, estacionamentos, portões, bem como cuidar de todo o trabalho relacionado com o paisagismo da zona, nomeadamente zonas verdes e construção de uma fonte central, determina o anúncio da abertura do concurso publicado no portal da contratação pública.
O projecto divide-se ainda em várias vertentes, entre as quais a oferta de bolsas de estudo de dois anos a meninas de famílias carenciadas a frequentar o ensino secundário nas áreas da ciência e tecnologia, engenharias e matemáticas, ciências físicas e biológicas e de saúde, explicou a ministra.
Ainda sobre o concurso, acrescentar que decorre até ao dia 03 de Maio, e onde as propostas sejam acompanhadas de uma garantia bancária no valor de 600 mil USD.