Governo defende alfabetização tecnológica e científica dos cidadãos

1434

Angola deve apostar na alfabetização tecnológica e científica desde tenra idade para a popularização do conhecimento científico e tecnológico, segundo ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança.

Para a dirigente, que falava na inauguração do Centro de Ciência de Luanda (CCL), a ciência e a tecnologia desempenham um grande papel no desenvolvimento da sociedade, onde os cidadãos devem ser educados sobre os fenómenos científicos mais importantes que os rodeiam, um facto que os ajudará a compreender melhor como o mundo funciona e tornarem-se cientificamente alfabetizados.

Para tal, acrescentou a ministra do Ensino Superior, a alfabetização tecnológica e científica deve ser ensinada desde cedo e manter-se ao longo da vida, embora as escolas e universidades sejam ambientes naturais para tal, outras instituições ou organizações especializadas dedicam-se à divulgação ou popularização do conhecimento científico e tecnológico.

MAIS: Presidente da República destaca valências tecnológicas Centro de Ciência de Luanda

Lembrou que o regime jurídico do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, aprovado pelo Decreto Presidencial nº 261/21, sublinha ser responsabilidade do Estado fomentar a cultura científica e tecnológica, para reforçar a consciência nacional sobre a importância das atividades de investigação e desenvolvimento para o fortalecimento da confiança e do apoio da ciência por parte do público.

Maria do Rosário Bragança recordou que a infraestrutura tecnológica ontem inaugurada, não é apenas para os residentes de Luanda, mas para todos os angolanos e aqueles que visitarem a capital do país. O projeto, acrescentou, é apenas uma parte do processo nacional de alfabetização científica, tornando a ciência acessível ao público e um meio crucial para o empoderamento das pessoas com conhecimentos e habilidades de pensamento crítico.

A responsável recordou aos membros do Executivo e académicos presentes na cerimónia que, com a inauguração do Centro de Ciência de Luanda, o Governo angolano se junta assim a outros países na promoção de um desenvolvimento de centros de ciência a nível nacional e provincial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui