O domínio “.ao” vai ser agora gerido pelo Instituto de Fomento da Sociedade de Informação (INFOSI), sendo tutelado pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social (MINTTICS).
Para a efetivação desse processo, que era anteriormente gerido pelas empresas de tecnologia com suporte internacional, o Governo Angolano vai alinhar às melhores práticas internacionais de utilização e gestão da internet como um dos principais benefícios transformadores do domínio .ao.
Por isso, revela o Ministro Mário Oliveira, o domínio .ao passa a ser configurado e disponibilizado no espaço cibernético, com a monitorização e gestão dos endereços registados, homologação prévia das entidades e a inibição do registo de domínios protegidos.
De informar que Angola já conta com a implementação efetiva de um “Core System”, uma tecnologia de última geração usada em vários países, colocando os domínios ao nível dos principais do mundo, com vista a ter uma gestão mais eficiente e segura.
MAIS: Ensino primário deve contar disciplinas de tecnologia, defende INFOSI
Mário Oliveira, referiu que o Core System CCTLD de Angola veio trazer condições técnicas para o país ser aceite à candidatura e ao registo do domínio .ao, uma ação que doravante será feita de forma mais segura e capaz de atender mais clientes, permitindo um adequado suporte a revendedores de menor porte, como pequenas agências e empreendedores.
“Passaremos a gerir todas as atividades com o protocolo EPP, convencionado internacionalmente para a interoperabilidade entre todos os domínios e os seus agentes económicos espalhados pelo mundo”, concluiu o Ministro.